A maioria das pessoas acredita que a automação é um processo complexo, ou que trata muito mais sobre robôs e menos sobre pessoas. Para reduzir os ruídos sobre esse tema, a Forrester abriu uma discussão sobre o Quociente de Robótica (RQ), que mede quão preparada está uma organização para se adaptar, colaborar e entregar resultados através da RPA (Robotic Process Automation), da inteligência artificial (IA) e de outras tecnologias.
Segundo relatório da Forrester, existem dois fatores que causam um Quociente de Robótica baixo – são eles: a falta de entendimento sobre como a automação deve funcionar e a falta de liderança para o gerenciamento de alterações na automação.
Aqui na LikeWater, acreditamos que a experiência com a automação deve ser simples para todos os usuários, independentemente do nível de conhecimento, idade ou maturidade tecnológica. Por isso, reafirmamos nossa parceria com a Automation Anywhere, que redesenhou seus produtos de automação através de uma metodologia única, a Human Centered-Design (HCD), que considera as reais necessidades dos usuários como parte da construção do sistema.
O processo é bastante interativo, composto de etapas que ajudam na identificação da melhor solução para o usuário:
- Entenda – Informe os projetos com observações diretas e entrevistas em vídeo de pessoas reais em seus ambientes de trabalho diários.
- Estruture – Esclareça problemas e oportunidades com base nessa pesquisa para maximizar os objetivos descobertos do cliente.
- Faça protótipos – Crie interativamente soluções potenciais que são avaliadas com o feedback de pessoas reais – desde esboços até modelos clicáveis.
Essa metodologia busca evitar os dois grandes gargalos que tornam o índice RQ baixo (a falta de entendimento sobre como a automação deve funcionar e a falta de liderança para o gerenciamento de alterações na automação) através do design centrado no ser-humano.
O propósito da Automation Anywhere no desenvolvimento desse serviço era criar uma plataforma que pudesse beneficiar todos os usuários. Isso é inovador, pois possibilita que a interface funcione de forma visual e intuitiva, e com programação mínima – a menos que o usuário deseje participar. Isso é especialmente valioso para o usuário corporativo que pode não ser tão tecnicamente inclinado quanto o desenvolvedor de RPA ou o gerente de TI.
A partir da utilização do HCD é possível compreender onde a sua empresa pode melhorar no nível de automação e como centrar os novos produtos autônomos em seres humanos – desde suas dificuldades até suas habilidades.
Para saber mais sobre essa parceria ou descobrir o seu quociente de robótica e começar a implementar soluções que vão otimizar os processos da sua empresa, entre em contato conosco.