Quando se fala em inovação, muitas vezes se pensa em grandes revoluções – principalmente com orçamentos astronômicos. Entretanto, para inovar, não é preciso gastar muito. Pelo contrário: a inovação requer fazer mais com menos.
A inovação anda de mãos dadas com a criatividade: é utilizar-se de coisas que já existem de forma aprimorada e personalizada para o seu problema. Por isso, deve ser uma operação de baixo custo.
Na sua empresa, é possível fazer diferente sem gastar muito. Para isso, comece pela porta de entrada: como está o seu atendimento ao cliente? É preciso sempre lembrar que manter um cliente satisfeito e fiel é mais barato que prospectar novos. Assim, invista em uma análise profunda do comportamento do seu cliente, dos processos de atendimento e onde estão os gargalos que geram insatisfação.
O resultado dessa análise pode ser melhorias com pessoas ou um melhor alinhamento entre processos e tecnologia para que o atendente tenha as informações que precisa para atender bem o cliente.
A adoção dessas medidas vai transformar o jeito como os seus clientes olham para sua empresa, de modo que sua empresa atinge dois objetivos de uma vez (retenção e encantamento) através de medidas inovadoras e de baixo custo.
Muitas vezes a inovação pode ser simples ajustes, e nada de altos investimentos, mas que irão gerar impactos importantes na sua operação.