Publicado em: 12/11/2019

O Poder da Voz no Atendimento ao Cliente

Afinal, o atendimento por voz, nos dias de hoje, ainda é importante e um diferencial na hora de prestar um bom serviço ao consumidor?

Bem, para responder esta pergunta, você precisa refletir sobre os diversos perfis de clientes que podem surgir no seu negócio.  Você já imaginou se a forma e os canais de comunicação da sua empresa fossem literalmente iguais para cada um dos casos que precisa solucionar e ainda idênticos com todos os clientes? Pois é, seria um completo desastre.

Estudos comprovam que a forma que a empresa adota para se comunicar com os seus consumidores são o verdadeiro poder que ela tem para cativá-los e assim poder construir uma verdadeira relação de confiança.

Portanto é preciso ter empatia, entender o comportamento do seu cliente, qual o melhor canal e forma de comunicação mais adequado a eles e ao tipo de solicitação deles, para transformar cada problema em solução e cada oportunidade em um novo negócio.

Mas voltando a pergunta do início desse artigo, você acha que o atendimento por voz ainda é importante e um diferencial, considerando esse mundo digital que vivemos hoje?

Se a sua resposta é não, melhor mudar os seus conceitos, pois sim, ela é muito importante e essencial desde que integrada a uma estrutura multicanal e com profissionais capacitados que, ao ter acesso a uma visão completa da jornada do cliente, poderá oferecer um atendimento ágil e eficiente.

A depender do tipo do negócio, o atendimento por voz pode ser o contato mais humano que uma empresa pode ter em um jornada, portanto pode se dizer que, em algumas situações será a  “hora da verdade” onde, ao ter uma experiência satisfatória o cliente possivelmente voltará a realizar novos negócios, que é o que toda empresa busca hoje: fidelidade.

Para fazer com que a voz seja um canal importante no seu processo de atendimento é importante que a sua empresa conte com profissionais que tenham, além de um olhar cuidadoso para o comportamento do seus clientes para desenvolver um atendimento multicanal, mas que também sejam capacitados nas mais poderosas, confiáveis e versáteis ferramentas tecnológicas do mercado, que estão alinhadas com a visão das novas gerações. A partir daí é possível construir soluções inovadoras e que proporcionem melhores experiências para seus clientes e que transformam profundamente o desempenho de seus negócios.

Por Valter Jagosich

X