Quando se pensa em inovação no atendimento ao cliente, lembra-se muitas vezes dos negócios futuristas, com interações através de realidade aumentada e predição dos desejos dos consumidores.
Parte disso já está acontecendo, mas a inovação é muito mais do que isso, é importante ter em mente quais são as verdadeiras dores dos clientes acerca do atendimento e, a partir dessa análise, conseguir chegar a uma solução rápida, de baixo custo e útil para o cliente, que também possibilite, para sua equipe de atendimento, a integração dos canais e a perspectiva de crescimento da satisfação do cliente e do próprio negócio.
Sendo assim, para inovar no atendimento não é preciso reinventar a roda: é preciso focar em soluções simples, integradas e fáceis de implementar. A satisfação de um cliente que busca um serviço é baseada no esforço que ela tem para conseguir o que quer. Portanto, quanto menor o esforço para contatar sua empresa, maior a chance de haver encantamento – e, consequentemente, vendas.
Ao pensar em inovar em suas operações e processos de atendimento, busque por ferramentas que irão te apoiar e isso não necessariamente significa substituir a plataforma que já utiliza hoje, ou mudá-la para uma outra mais moderna ou completa, talvez otimizar o que existe hoje, através de integrações e customizações seja mais interessante e viável pela perspectiva de custo x benefício para a sua operação. É ter uma operação sustentável, reciclando e otimizando o que se tem hoje – isso é inovação descomplicada.
De nada adianta gastar dinheiro com a melhor solução do mercado se os seus clientes não acharem que ela supre suas necessidades.
Inovação, nesse caso, é colocar o foco na resolução do problema, de forma que a sua operação rode sem complexidades e o cliente se sinta confortável ao entrar em contato com sua empresa.