EN PT ES
Publicado em: 01/04/2020

Coronavírus: o que fica de aprendizado para as empresas

O coronavírus veio para transformar as estruturas da sociedade. Não à toa, causou uma crise sem precedentes na forma como nos relacionamos com pessoas e instituições. Ainda assim, é nesse cenário quase apocalíptico que podemos extrair grandes aprendizados. Com certeza vamos sair desse quadro crítico, mas não seremos o mesmo mundo. 

Um dos motivos para essa afirmação é: em poucas semanas, mudamos nossos hábitos de consumo. As empresas adotaram o home office, lojas e restaurantes fecharam suas portas, dando prioridade ao delivery, e quem não tinha familiaridade com a tecnologia passou a usá-la como refúgio do isolamento. Muitas mudanças geram muitos aprendizados: e é disso que vamos falar aqui. 

O coronavírus surgiu como uma doença altamente contagiosa, mas também se mostrou como um propulsor da transformação digital. Talvez, sem ele, precisaríamos de anos para implementar uma comunicação integrada realmente efetiva e uma automação sólida nos processos empresariais. Foi devido a todas as mudanças causadas por esse vírus que vimos que não é impossível trabalhar de casa, que os serviços podem ser digitais e que é imprescindível conhecer a jornada do consumidor. 

Hoje, vivemos um momento de transição. Entretanto, não podemos ficar paralisados. É preciso entender quais estruturas estão sendo modificadas e participar ativamente dessas mudanças. Por exemplo: a sua empresa provavelmente precisou aderir ao home office. Esses processos provavelmente foi, ou continua sendo, complicado. Por isso, é importante procurar empresas que podem lhe ajudar nessa transição. Existem ferramentas que podem colaborar para uma operação 100% à distância. Basta estar disposto a fazer essa transição ainda durante esse período de coronavírus. 

Outro ponto importante: como está o seu atendimento ao cliente? Em tempos de isolamento, as pessoas costumam ficar ainda mais ansiosas e o seu contact center precisa estar atento a isso. Se a equipe não estiver dando conta, afinal, a demanda aumentou consideravelmente, por que não considerar a implementação de um chatbot? A automação serve para desafogar a operação e ainda garantir a satisfação dos clientes. 

Essas medidas já deveriam estar no planejamento da sua empresa a médio prazo. Se não estavam, esse é o momento ideal para se abrir para novas possibilidades que visam manter sua empresa funcionando no cenário em que vivemos. Saiba que, independentemente do momento que a sua empresa está passando, com certeza ela está precisando se adaptar – assim como todas as outras. 

Agora, o maior aprendizado que podemos tirar é que o mundo não será mais o mesmo. Precisamos atualizar nossos processos antes que seja tarde demais. Por isso, use esse momento de transição para fazer as mudanças necessárias e conte conosco para isso. 

X