Seja devido à instabilidade econômica do país ou mesmo a algum problema interno pelo qual sua empresa passa: nunca se estará imune à crise.
Por isso, é importante sempre se manter informado sobre o que está acontecendo para tentar antever problemas sérios e compreender as melhores alternativas para passar por momentos como esse sem grandes dificuldades.
Primeiramente, é necessário enxugar gastos – mas com sabedoria. É interessante que, ao falar de gastos, se pensa logo no financeiro. Entretanto, muitas vezes o maior gasto é com o tempo da equipe. Seja devido a softwares que não suprem as necessidades do trabalho do time, ou por possuírem uma interface pouco útil. Desse modo, é preciso analisar o que pode estar fazendo a produtividade cair.
Após essa análise, é necessário verificar onde os cortes financeiros podem valer a pena. Nesse caso, as seguintes reflexões devem ser feitas:
- Minha empresa poderia automatizar alguma área, para reduzir gastos com pessoal?
- Qual o gasto que temos hoje com os softwares pagos? Seria possível integrá-los para reduzir o custo mensal?
- Como podemos otimizar a experiência do cliente a um baixo custo?
Existem diversas ferramentas que já começam a dar resultados satisfatórios em pouco tempo. E isso não é milagre: é saber utilizar os recursos que se têm com inteligência. Hoje, é possível alcançar as metas sem precisar gastar muito dinheiro.
Lembre-se: é muito mais custoso prospectar novos clientes do que reter aqueles que já estão na carteira. Sendo assim, invista na retenção e no aprimoramento da experiência dos clientes através de um excelente atendimento.
Se a sua empresa está passando por alguma crise ou dificuldade (seja ela financeira ou de pessoal), foque na excelência do atendimento. E se precisar de uma análise profunda sobre o momento, entre em contato conosco para que possamos desenhar as melhores estratégias para melhorar a experiência do seu cliente.