Publicado em: 12/11/2019

Como inovar em um mundo onde todos são inovadores?

O conceito de inovação é bastante amplo e, por isso, é cada vez mais comum que se ouça essa palavra.

Apesar de muito citada, não são todas as pessoas que conseguem fazer a diferença em seu meio – mesmo dizendo que está, sim, inovando.  

Muitas vezes, se confunde “invenção” com “inovação” e, diferentemente do que se pensa, não é preciso pensar em algo genial para se dizer que existe inovação. Na verdade, é preciso encontrar formas alternativas de realizar determinada ação para se dizer que está inovando.

Na sua área, por exemplo, quantas empresas se preocupam com a experiência do consumidor? Segundo a Harvard Business Review, de uma pesquisa realizada com 700 profissionais de negócios, apenas 15% disseram que a organização em que trabalham é muito eficaz em proporcionar uma experiência relevante e confiável ao cliente.

Além disso, 92% dos profissionais de marketing veem a personalização como um elemento “crucial” da experiência do cliente, mas 51% dizem que sua organização não pode oferecer a personalização que seus clientes anseiam.  

Ou seja, apesar de muito se falar em inovação, muitas vezes esse conceito fica apenas no mundo teórico. Desse modo, é importante observar como sua empresa pode se destacar utilizando-se da inovação na prática.

Segundo Beia Carvalho, palestrante e pesquisadora sobre o futuro e os rumos da inovação, existem três formas de inovar:

Por melhoria: “Olhar para o que já existe com o objetivo de melhorar a performance” – Promova mudanças que tragam mais eficiência, agilidade ou redução de custos.

Por combinação: “É ter um novo olhar para o que já existe”  – Junte duas coisas existentes (produtos ou serviços). Da combinação dos dois surgirá algo inovador.

Por atraso: “Nesse caso também ninguém inventa, combina ou melhora nada. Mas tem esse olhar de avaliar o que é inovador” – Busque uma prática, serviço ou produto já existente em uma empresa, país ou setor e implemente-o em outra empresa.

Em um mundo onde todos estão inovando, é preciso ter em mente que tipo de inovações são necessárias para o seu negócio e vão, verdadeiramente fazer a diferença para seus colaboradores e clientes. Afinal, como já foi dito, inovação não é, necessariamente, criar algo novo – mas sim, abrir sua visão de mundo para enxergar novas possibilidades dentro do seu meio.

X