EN PT ES
Publicado em: 28/04/2020

Call center virtual e suas vantagens no atendimento ao cliente

O call center virtual seria uma tendência pós coronavírus? 

A partir do surto de coronavírus pelo mundo, o trabalho remoto passou a ser bastante valorizado em todas as áreas. No call center não foi diferente. Devido às medidas de isolamento impostas pelo governo, os líderes do setor precisaram se adaptar para seguir as orientações e garantir a saúde de seus colaboradores sem deixar o atendimento ao cliente de lado. Nesse contexto, começou a surgir no Brasil uma nova perspectiva para a modalidade do call center virtual. 

Nos Estados Unidos, 68% dos trabalhadores esperam poder trabalhar de forma remota do futuro. Nesse país, entretanto, já existem tecnologias que possibilitam esse movimento. Mas isso seria possível na América Latina? Sim. Esse tipo de trabalho pode acontecer deste lado do continente e ainda garantir algumas vantagens. São elas: 

  • Atendentes produtivos 

As tecnologias que permitem o call center virtual possibilitam a análise da produtividade de cada atendente. Isso permite que os líderes ponderem sobre quem realmente está rendendo ou não, garantindo um sistema de auto responsabilidade maior e entregas eficientes. 

  • Atendimento sob medida para o cliente 

Como os atendentes estão em diversas partes do país – e não concentrados em apenas uma sede física – é mais fácil agendas horários de atendimento e garantir uma escada mais flexível, que se encaixa aos horários dos clientes. 

  • Manutenção da qualidade do serviço 

Se um contact center está centralizado em uma única sede, toda a operação está vulnerável a desastres naturais ou empecilhos de força maior (como aconteceu com o coronavírus). Mas quando temos um call center virtual, garantimos essa estrutura funcionando à distância. 

  • Redução de despesas 

Com os agentes trabalhando de maneira remota, sua empresa pode reduzir o tamanho físico da sede. Assim, é possível garantir uma redução nos custos indiretos e até mesmo uma redução na rotatividade dos funcionários (de acordo com um estudo publicado pela Universidade de Stanford, quando são oferecidas opções remotas, as taxas de desgaste de empregos caem mais de 50%). 

  • Economia de tempo e otimização de recursos 

Um contact center remoto pede uma operação baseada em nuvem. Esse tipo de tecnologia permite a economia de recursos quando a demanda por infraestrutura precisar ser reduzida ou aumentada. A cloud permite isso sem a necessidade de pausa na operação, garantindo escalabilidade e flexibilidade na hora de gerenciar os serviços do setor. 

Se a sua empresa pensa em implementar esse tipo de serviço nas próximas semanas ou meses, saiba que é possível garantir essa operação rodando. Inclusive, é uma ótima maneira de manter seus serviços em tempos incertos, que pedem redução de custos e investimentos certeiros no longo prazo.  

Para saber mais sobre como um call center virtual pode ajudar a sua empresa na recuperação pós-coronavírus, entre em contato conosco. 

X