Bot
Publicado em: 12/11/2019

Bots e o consumidor – como fazer essa relação dar certo?

Com certeza, em alguma de suas navegações por sites ou portais, até mesmo nas redes sociais, você já deve ter se deparado com um balão de comunicação em que um  assistente virtual se propôs a te ajudar com algumas de suas dúvidas.

Esses são o que chamamos de  Chat Bots, assistentes virtuais programados para fornecer informações de forma automatizada.

É importante entender como utilizá-los em sua estratégia de atendimento, se preocupando principalmente na sua relação com o seu cliente. Afinal, será que realmente o seu cliente está apto e deseja ser atendido por um robô?

Esta é uma tendência muito crescente no mercado, para todos os segmentos, afinal, os atendimentos estão deixando de ser meramente informacionais e precisam ter voz e capacidades mais complexas. É muito mais comum hoje em dia ter consumidores resolvendo problemas através da internet, e por conta da agitação de sua rotina, terem menos tempo para ir em busca de soluções por telefone ou presencialmente. E é por isso que ter uma estrutura eficaz de atendimento online pode ser um diferencial para o seu negócio e ainda te deixar à frente da concorrência. 

As marcas cada vez mais se dedicam a criar Bots, seja no intuito de alavancar vendas ou de oferecer soluções rápidas para os seus consumidores. E nesses dois pontos o cliente final pode se beneficiar muito.

Então, chegamos ao assunto chave desta leitura. O que fazer para que a relação do seu cliente com os Bots seja eficaz para seu negócio?

E a resposta é que sua empresa precisa focar em estabelecer uma conversa humana, mesmo através de um robô. Primeiro, você precisa ter um amplo e profundo conhecimento sobre o seu cliente, afinal, saber as suas principais necessidades e desejos será fundamental para criar uma experiência satisfatória.

E após identificar se um Bot faz sentido para o seu negócio e entender o comportamento do seu cliente, o próximo passo está em desenhar uma transação fluída, aproveitando ao máximo as possibilidades de integração das plataformas atuais existentes, integrando novas tecnologias e conduzindo a um atendimento ao cliente automatizado sem perder o toque humano.

Dessa forma, é possível fazer mais em menos tempo para alavancar negócios através de uma relação com o cliente verdadeiramente digital, e inciando assim o seu processo de transformação digital que sim, pode começar com um simples Bot, porém eficiente e condizente com o seu negócio.

X