Publicado em: 22 de abril de 2020

Atendimento ao cliente: como mantê-lo durante a pandemia

Como manter a qualidade no atendimento ao cliente em tempos de coronavírus? Esse é um dos grandes desafios proporcionados pela pandemia, principalmente porque a demanda cresceu e o quadro de funcionários, em alguns casos, diminuiu. Todas as empresas que possuem algum tipo de contact center estão sofrendo com esse problema. Mas parece a solução não é tão complicada quanto parece. 

Segundo estudo realizado em março, a implementação de chatbots cresceu 100% em todo o mundo, em apenas uma semana. Em alguns setores específicos, como de telecomunicações e companhias aéreas, esse número chegou a triplicar no mesmo período. Esse crescimento acelerado mostra a necessidade da automação para garantir o funcionamento eficaz das operações de atendimento ao cliente. 

A automação simples já facilita diversos processos repetitivos, facilitando o atendimento humano – mais complexo e específico. Mas quando temos a automação aliada à inteligência artificial (IA), elevamos o atendimento para outro nível. A IA é responsável por resoluções complexas, antes realizadas apenas por seres humanos. Agora, é possível descongestionar uma operação de contact center através desse tipo de implementação. 

Apesar do boom de chatbots em todo o mundo, esse serviço não é novo, já sendo utilizado em diversas áreas. O RPA (Robotic Process Automation) é uma ferramenta que mantém o suporte ao cliente, permitindo que a parte estratégica caminhe para oferecer soluções inovadoras. Em tempos de incerteza, esse serviço se torna essencial em qualquer área. 

Aqui, confira quais setores já puderam se beneficiar da automação durante a crise do coronavírus:  

Bancos

Através da RPA, foi possível agilizar o processo de investigação de dados para empréstimos e garantir a liberação diretamente no sistema, além de automatizar outros processos antes realizados apenas por atendentes humanos. 

Planos de saúde  

A alta demanda por esse serviço precisou de uma ajuda: a RPA possibilitou a automação de processos manuais e garantiu a otimização do atendimento – oferecendo praticidade e rapidez para os clientes. 

As aplicações da RPA são diversas e podem ser implementadas em qualquer setor. Se você busca um atendimento de excelência durante a pandemia, não deixe de automatizar seu contact center – tendo a certeza de que a comunicação será eficaz, de maneira empática e humana. Para saber como implementar a automação no seu contact center, entre em contato conosco. 

X