Publicado em: 12/11/2019

A jornada do cliente é o ponto de partida para a transformação digital

Você já parou para pensar no relacionamento com o seu cliente? Se isso ainda não passou pela sua cabeça, chegou a hora!

Flerte, sedução e conquista parecem etapas de um relacionamento entre namorados, mas que também refletem a jornada de relacionamento entre marca e consumidor. E se você acha que isto de alguma forma não faz sentido nenhum, melhor começar a mudar sua visão, pois este é o pensamento que muitos dos seus concorrentes já estão tendo.

Quando falamos em jornada do cliente, estamos falando de um dos primeiros passos para a transformação digital de uma empresa, principalmente pelo fato de que as plataformas digitais estão completamente integradas à vida das pessoas. Antes de realizar qualquer decisão de compra, por exemplo, é comum que as pessoas “namorem” determinado produto. Primeiramente, viu ele numa loja (seja ela física ou virtual), ou através de um anúncio. Depois procurou sobre suas características na internet, comparou preços. Se afastou e esqueceu dele. Depois foi impactada por outro anúncio falando sobre as últimas peças no estoque. Então foi até a loja e comprou.

É através dessa jornada do cliente que podemos traçar o seu comportamento e, assim, entender suas necessidades e os conflitos/dificuldades durante o processo de compra.

A partir da junção de estratégia, processos e tecnologia é possível construir soluções que permitem acompanhar a jornada do cliente em todos os pontos de relacionamento com a sua empresa. E a partir daí proporcionar as melhores experiências para eles, gerando retornos ainda maiores para o seu negócio.

Por Valter Jagosich

X