A tecnologia, além de ser a alma do negócio, é também a melhor estratégia para oferecer um atendimento excelente ao cliente.
Ela é capaz de ajudar toda a equipe de vendas: desde o primeiro contato até o pós-venda. Os processos são otimizados e aprimorados em um curto período de tempo, oferecendo respostas completas para os consumidores que buscam mais informações sobre seus produtos e serviços.
Abaixo estão elencadas as quatro razões que fazem da tecnologia uma aliada indispensável no atendimento ao cliente.
Em quais canais a sua empresa está presente? Além do site e do call center, dois canais que devem fazer parte de uma ampla e bem sucedida estratégia de atendimento, é bem provável que a sua empresa esteja em pelo menos duas redes sociais. Aqui já temos quatro pontos de contato.
Quantos colaboradores são necessários para atender todos os clientes por meio desses canais? Não são poucos. E a integração das informações? Como é possível atender o mesmo cliente em momentos diferentes, por canais diferentes, sem que ele precise responder as mesmas perguntas básicas para que seu perfil seja traçado?
Todas essas perguntas acima podem ser resumidas em uma única resposta: uma automação por chatbot torna o atendimento mais avançado e complementa muito bem o trabalho dos colaboradores incumbidos de interagir com os clientes. Atendimento onipresente, em todos os canais de comunicação, 24 horas por dia, 7 dias por semana: é isto que representa o verdadeiro papel da tecnologia no atendimento, assim como facilitar a vida dos atendentes e repassar a eles as informações-chave para que a experiência proporcionada ao cliente seja única.
2. Rapidez e otimização nas respostas
Já que hoje em dia o atendimento conta com a conveniência de ser feito a qualquer hora, em todos os canais disponíveis e de forma inteligente, integrando as informações sobre os clientes, ninguém precisa mais esperar pelo horário comercial em um dia útil para encontrar uma solução rápida para suas solicitações e queixas. Se houver a necessidade de marcar uma consulta médica logo nos primeiros horários da segunda-feira, por exemplo, é possível fazer isso no domingo, sem sair de casa.
Ou mesmo se algum produto foi comprado e o cliente está com dúvidas sobre como utilizá-lo, basta acionar o chatbot do vendedor ou do fabricante para fazer qualquer pergunta. Aqui não se trata de substituir pessoas, mas sim de otimizar os trabalhos repetitivos que podem ser executados com ainda mais eficiência por robôs inteligentes.
3. Métricas: tudo o que é feito pode ser medido e aprimorado
Não basta atender bem. É preciso definir indicadores de sucesso e acompanhá-los frequentemente para garantir a manutenção de um bom atendimento por um longo período. Aqui, mais uma vez, estamos otimizando o trabalho feito pelos colaboradores e liberando-os para atividades mais estratégicas e criativas (como criar e testar novas formas de abordagem, por exemplo).
E tudo isso pode ser feito de forma totalmente automatizada. A atualização das métricas pode ser realizada com ferramentas que utilizam a inteligência artificial para aprender a manipular, processar e colher os dados de uma planilha.
4. Vantagem competitiva
Todos os pontos que foram elencados nesse post geram uma grande vantagem competitiva para sua empresa. Se os seus processos serão otimizados, os custos serão reduzidos e a satisfação do cliente só tende a aumentar.
Para descobrir como implementar a tecnologia na área de atendimento e transformar a experiência do seu cliente, entre em contato conosco e conheça nossos serviços.